Formação de Mentores de Negócios para Projetos de Inteligência Artificial

O objetivo deste programa é formar mentores de negócios para apoiar projetos de inteligência artificial.

O programa desenvolve competências para transformar o conhecimento e experiência de profissionais de negócios em algoritmos para a construção, treinamento e testes de sistemas de inteligência artificial.

Os algoritmos de inteligência artificial são os motores do crescimento e sucesso das empresas exponenciais, conhecidas como unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1B).

A motivação para a criação deste programa é a falta de profissionais de negócios experientes para apoiar equipes de desenvolvedores (squad) em projetos de inteligência artificial em diversas áreas de negócios.

Eu sou o Eduardo Fagundes, fundador da nMentors e coordenador do programa de formação de mentores.  

Ainda, sou pesquisador de Big Data e Inteligência Artificial (AI) na Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Professor da disciplina Organizações à prova de futuro (Future-proof Organizations) no MBA de gestão estratégica de negócios na FIAP (SP). Professor em cursos de pós-graduação: Compliance Digital (módulo: Governança Corporativa), Segurança e Inteligência Cibernética (módulo: Governança em Segurança Cibernética), Marketing Digital e Big Data (módulo: Gestão de Negócios orientado a Dados) na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fui executivo sênior por mais de 25 anos em empresas multinacionais, incluindo a Ford Motor Company (manufatura) e a AES Corp (energia). Desenvolvi projetos na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. Fundei a nMentors Cursos Digitais. Tenho mestrado em Ciência da Computação/Engenharia Elétrica e extensão universitária em Leadership & Business na Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA). Escrevi o livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” em parceria com o SEBRAE Nacional. Visite o meu blog efagundes.com.

Tenho ajudado empresas e instituições de ensino em projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), desde a concepção da proposta, fundamentação cientifica, elaboração da proposta, identificação de fundos de investimentos subsidiados, submissão de acordo com os editais e regras de participação e gestão do projeto.

Além de fundos de pesquisa do governo, existem muitos outros que financiam projetos de P&D com potencial de se tornarem produtos de mercado, tanto nacionais como internacionais.

Muitos programas de incentivo a projetos de P&D não exigem que o pesquisador tenha formação stricto sensu, ou seja, mestrado ou doutorado. Isto abre oportunidades para empreendedores criarem produtos comerciais a partir de pesquisa experimental e aplicada.

Escrevo artigos e desenvolvo cursos online para levar conhecimento e insights para pesquisadores, empreendedores e estudantes com objetivo de ajudar na elaboração de projetos.

Pelo feedback que tenho, o conteúdo ajuda bastante, entretanto, é preciso mais.

MOTIVAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE MENTORES

Para acelerar os projetos de transformação digital das empresas, principalmente usando sistemas de inteligência artificial, é necessário a participação de mentores de negócios com grande conhecimento e experiência em negócios.

Os mentores de negócios são fundamentais para orientar as equipes de desenvolvimento na criação, treinamento e teste dos sistemas de inteligência artificial.

O programa também é muito útil para Conselheiros de Administração de empresas que precisam de conhecimentos sobre inteligência artificial para a elaboração das estratégias das empresas.

É interessante observar a escassez de pessoas com conhecimento e experiência para apoiar projetos de inteligência artificial e o grande número de profissionais habilitados que buscam recolocação profissional no mercado de trabalho.

A conclusão que cheguei é que falta um elo que conecte o profissional experiente em negócios com os projetos de inteligência artificial.

A partir desta constatação criei o programa de formação de mentores de negócios para projetos de inteligência artificial.

O programa é orientado para profissionais experientes em negócios, abertos a inovação, a quebrar de paradigmas já estabelecidos, com disposição para compartilhar conhecimento e experiência e, ter bom relacionamento interpessoal com jovens profissionais.

COMO FUNCIONA O PROGRAMA

O programa desenvolve o tripé da competência: conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento precisa ser posto em prática (habilidade) com objetivos e métodos bem definidos e executados (atitudes).

O programa inicia com um curso sobre Gestão de Negócios orientada a Dados e Inteligência Artificial, com duração de 24 horas. O curso está disponível na modalidade presencial e Live Online, ou seja, aulas ao vivo pela Internet.

O curso tem três módulos: (1) Gestão de Negócios orientada a Dados (Data-Driven Business); (2) Inteligência Artificial; e, (3) Como desenvolver Projetos de Inteligência Artificial.

O primeiro módulo explora a gestão de negócios utilizando BI (Business Intelligence) com ferramentas para análise descritiva de dados. O módulo tem vários exercícios que serão resolvidos pelos participantes com o uso de planilha eletrônica, mostrando formas de otimizar recursos e reduzir custos com análises estatísticas.

O segundo módulo apresenta métodos de análises preditivas dados, dentro do contexto de inteligência artificial. São apresentadas técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning), técnicas de regressão linear, redes neurais artificiais, Naive-Bayes, entre outras. Para cada técnica é apresentado um caso de negócios para mostrar sua aplicação.

O terceiro módulo mostra os passos para desenvolver um projeto de inteligência artificial, incluindo a mineração de dados, estruturação dos dados e suas análises. É discutido a formação de equipes de desenvolvimento (squad), baseada em metodologia ágil.

O próximo passo do programa é o desenvolvimento de uma proposta de projeto pelo participante, com total apoio dos professores. A proposta deve seguir o modelo básico de desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de tal forma que possa ser submetido a programas de incentivo à pesquisa e a empresas que buscam projetos de inovação.

O programa incentiva e desafia o participante a implementar a sua proposta de projeto de inteligência de artificial.

A nMentors tem uma rede de contatos e parceiros de negócios que podem facilitar o desenvolvimento e implantação dos projetos nas empresas e em empreendimentos próprios dos participantes.

JUSTIFICATIVA PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA

Existe uma justificativa para cada momento da vida pessoal ou profissional. Entretanto, talvez a mais importante seja a manutenção do nível de empregabilidade e garantir a evolução profissional neste mercado de rápidas transformações. A capacidade analítica dos profissionais, em qualquer área, é cada vez mais valorizada.

Para quem está em transição de carreira e acumulou conhecimento e experiência ao longo de anos é uma oportunidade para potencializar suas competências com ferramentas de inteligência artificial. Conhecimento e experiência levam-se anos para se adquirir, trazendo enormes vantagens competitivas no mercado, entretanto, podem ser pouco valorizadas se não aplicadas em novos cenários de negócios e tecnológicos. As ferramentas de inteligência artificial canalizam o conhecimento e experiência na forma de algoritmos para transformar e desenvolver novos negócios.

Para quem está no início de carreira é mais fácil vender um projeto de transformação tangível do que vender competências intangíveis. Seu conhecimento, habilidades e atitudes (CHA) podem ser avaliados por uma proposta de melhoria de processos ou produtos com o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial.

Se você ainda está com dúvidas para participar do programa entre em contato conosco.

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Sou da área de humanas e não tenho conhecimentos de matemática, posso participar do programa?
    1. Sim. O programa é formar mentores de negócios para apoiar especialistas em inteligência artificial. Sua contribuição nos projetos será mostrar como funciona um processo de negócio, explicar conceitos do seu ramo de atividade e avaliar se os resultados encontrados pelas máquinas fazem sentido dentro do contexto analisado.
  2. Estou em transição de carreira e não tenho acesso aos processos de uma empresa para desenvolver um projeto de IA, posso participar do programa?
    1. Sim. Se você tem conhecimento e experiência no seu setor e está afastado do dia-a-dia da operação é até mais fácil refletir sobre os problemas crônicos das empresas e elaborar uma proposta de solução utilizando ferramentas de inteligência artificial.
  3. Depois de anos trabalhando em empresas resolvi investir em um negócio próprio. Entretanto, não tenho fundos suficientes para desenvolver uma solução baseada em inteligência artificial. O programa poderia me ajudar a conseguir investidores?
    1. Não podemos garantir. Entretanto, o programa irá mostrar várias ferramentas para você aperfeiçoar o seu projeto e apoio educacional para desenvolver uma proposta para ser submetida a entidades de incentivo à pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a investidores privados, aumentando suas chances de conseguir investimento para o seu projeto.
  4. Tenho mais de 50 anos e estou com dificuldades para me recolocar no mercado. O programa pode me ajudar a conseguir um novo emprego?
    1. Não podemos garantir. Entretanto, com o seu conhecimento e experiência será fácil identificar um problema crônico do seu setor de atividades e propor uma solução usando novas tecnologias para solucionar o problema. Se você tem uma solução eficiente para solucionar um problema crítico, ninguém lhe perguntará sua idade.
  5. Moro em uma cidade de porte médio no interior do Estado. Vocês podem ministrar o curso na minha cidade?
    1. Sim, para grupos acima de 10 participantes. O curso é ministrado em dois finais de semana, com aulas as sextas-feiras à noite e sábados todo o dia, totalizando 24 horas de aula. Fechamos as turmas por demanda a partir das solicitações dos participantes.
  6. Depois de terminado o programa vocês conseguem um emprego para mim?
    1. O programa não tem este compromisso com os participantes. Entretanto, a elaboração de uma proposta de projeto usando inteligência artificial pode abrir novas oportunidades de trabalho.

Em contato para mais informações sobre a formação de mentores de negócios para projetos de inteligência artificial