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Comunidades de aprendizado nas organizações

A Internet ampliou a interação, a quantidade de participantes, a abrangência geográfica e a velocidade de comunicação das comunidades sociais.

No contexto de comunidades sociais de aprendizagem existem grandes vantagens como a atualização e validação de conteúdo, além de explorar mais perspectivas de um assunto.

Isto significa que as comunidades de aprendizagem se tornaram mais relevantes que escolas de ensino tradicional, onde o professor é o centro do conhecimento e, eventualmente, pode apresentar apenas o seu ponto de vista.

Nas organizações, as comunidade de aprendizado reforçam a cultura organizacional, identificam riscos operacionais com maior rapidez, alertam para ameaças do mercado, resolve problemas de compliance, mantem os empregados atualizados sobre produtos e serviços, divulga de forma homogenia informações relevantes, entre outras vantagens.

Uma prática recomendável após o treinamento externo de um empregado ele fazer um sumário do conteúdo apresentado e compartilhar na comunidade, ampliando seu próprio conhecimento uma vez que o nível de retenção do conhecimento é maior quando se tem que ensinar outras pessoas e maximizando, desta forma, o capital investido no treinamento pela empresa.

Apesar de todas as vantagens e ferramentas disponíveis para apoiar comunidades de aprendizado virtuais, esta prática ainda não é largamente adotada pelas organizações.

Será uma questão de resistência a mudança dos indivíduos ou falta de liderança para implementar?