Fórum de Discussão

You need to log in to create posts and topics.

Empreendedorismo e Inovação: Proposta de ensino

Uma ideia em si não tem valor em termos práticos. O empreendedor é alguém que produz ideias novas e tem capacidade de transformá-la em um negócio. Um curso sobre empreendedorismo deve desenvolver o autoconhecimento do aluno, aperfeiçoar suas habilidades de relacionamento interpessoal, expor técnicas para estimular a criatividade, mostrar como estruturar as ideias, apresentar ferramentas de planejamento, gestão, análise financeira e de risco.

Um curso de empreendedorismo deve habilitar os alunos a aprimorar suas ideias e mostrar como implementa-las com técnicas e modelos de gestão. Deve, também, apresentar opções de financiamentos, legislação e incentivos fiscais. Incluído na parte prática, o curso de treinar o aluno a apresentar pitchs para investidores.

Os cursos de empreendedorismo são, essencialmente, práticos onde o professor atua como um parceiro e coacher do aluno. Com isto, o professor deixa de ser o centro do conhecimento e assume o papel de conselheiro e incentivador das ações dos alunos, discutindo melhores formas de executar determinadas atividades.

Muda, também, a forma de apresentar os assuntos, deixa de ser linear e passa a ser focado nas necessidades do aluno para completar uma determinada tarefa. Isto significa o fim das aulas apresentadas de forma contínua com slides em PowerPoint. O professor deve ter um conjunto de pequenas apresentações, vídeos, gráficos e estudos de casos à disposição, já no primeiro dia de aula, para serem apresentados por demanda. Poucos slides apresentam a estrutura de desenvolvimento do projeto.

A estrutura do curso deve ter o objetivo de completar um projeto de implantação de uma ideia inovadora, de preferência inédita. A partir desta ideia, o professor apresenta as tarefas que devem ser executadas para desenvolver o projeto. Apresentando em cada fase, um conjunto de técnicas e modelos de gestão para ser utilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto. Desta forma, os estudantes conseguem tangibilizar o uso e necessidade de cada técnica e modelo.

É recomendável estabelecer uma competição entre os alunos para motiva-los a buscar o seu melhor para execução de cada tarefa.
O uso de jogos com premiações é uma forma de evidenciar as emoções reais e atitudes dos alunos simulando situações reais.

Depois de cada atividade, o professor deve fazer uma sessão para analisar os resultados da atividade e comentando, de forma impessoal, as reações dos alunos.

O ensino de empreendedorismo é fundamental no atual cenário de negócios, onde as empresas estão buscando inovação aberta nas startups. Isto abre enormes oportunidades para empreendedores realizarem seus sonhos, aumentar sua renda com o lançamento de novos produtos e modelos de negócio, ajudando a melhorar a vida dos consumidores e na transformação digital das organizações.