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Estratégia de Negócios: contexto e proposta de ensino

Definimos estratégia de negócios como um plano multidisciplinar de alto nível para atingir um ou mais objetivos sob condições de incertezas, a partir de determinadas premissas. Um programa de ensino para qualificar profissionais para elaborar, executar e monitorar estratégias de negócios deve cobrir várias áreas do conhecimento com o uso de ferramentas para analisar dados quantitativos e qualitativos, técnicas de negociação, gestão de pessoas, técnicas para análise financeira, marketing, gestão de clientes, produção, vendas, logística, responsabilidade socioambiental, legislação, compliance, tecnologia, governança corporativa e política e comércio internacional. O programa deve desenvolver a criatividade, a capacidade de auto aprendizado, resiliência, negociação, visão analítica, capacidade de criar cenários futuros, habilidades interpessoais e solução de conflitos. A estratégia de ensino que acreditamos funcionar é desenvolver as competências dos alunos a partir de casos reais, dando ao aluno objetivos claros e tangíveis e premissas que tornem os trabalhos desafiadores

O desafio dos cursos de especialização em administração (MBA) é ampliar as competências de conselheiros de administração, consultores, auditores, empreendedores e profissionais que almejam exercer atividades de elaboração, execução e monitoramento de estratégias de negócios.

Os profissionais elegíveis para um curso de especialização em estratégia são de setores de negócios diferentes, almejam posições distintas dentro da sua evolução profissional e possuem diferentes níveis de experiência.

O maior diferencial do curso de especialização é abrir a possibilidade de os alunos aplicarem o conteúdo apresentado em um projeto que faça sentido para ele, dentro do nível de exigência compatível com sua experiência e expectativa e com pontos para avaliar o seu progresso.

A pessoa mais competente para elaborar o enunciado do projeto, seus objetivos e premissas é o próprio aluno. O professor deve orientar e desafiar o aluno para elaborar um projeto desafiador com resultados práticos e tangível ao final do curso.

Entendemos que o projeto deve ser elaborado na fase inicial do curso ou até mesmo durantes o processo classificatório dos alunos para o curso.

A maioria das competências só serão desenvolvidas com a aplicação prática dos conceitos, tanto das técnicas como das emocionais.

O conteúdo desenvolvido deve ser de alta qualidade para atender a expectativa deste público e os professores com experiência profissional sólida.

Colocamos a questão para discussão.