Grupos de Pesquisa

Os grupos de pesquisa discutem contextos e tópicos para atender as demandas educacionais do mercado e da sociedade. Aqui as organizações podem apresentar seus desafios e as escolas buscarem soluções para atender as demandas. As escolas podem testar propostas de ensino e capturar insights para estruturar novos cursos e redesenhar os já existentes.

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Contexto e tópicos para cursos de inteligência emocional

Em tempos de rápidas mudanças, o líder deve possuir skill e conhecimento para criar um clima de alto desempenho nas organizações. A inteligência emocional é a base da liderança nas organizações. Daniel Goleman, define inteligência emocional como a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções e a das outros e ter a capacidade de motivar a nós mesmos e administrar as emoções em nossos relacionamentos. Competências especificas devem ser desenvolvidas na liderança, como autoestima, empatia, autoconfiança, autocontrole e habilidade para escutar.

Estudos mostram que líderes que aceitam e que usam inteligência emocional obtêm melhores resultados organizacionais.

Inteligência emocional é um tema complexo, que deve reunir um conjunto de skills e tempo para ser desenvolvido. Entre os principais fatores críticos para o desenvolvimento estão: motivação; executar mudanças autodirigidas; estabelecer metas tangíveis e gerenciáveis; conseguir apoio; servir como exemplo; e, ter senso de urgência.

Um curso de liderança baseado em inteligência emocional deve começar com o desenvolvimento de uma imagem dos valores do estudante e seus ideais, do que ele é apaixonado, do que ele mais gosta de fazer e qual a sua contribuição na organização. É importante fazer o estudante aceitar feedbacks e entender o impacto que o seu comportamento tem sobre os outros. Ele deve identificar se existe uma lacuna entre o seu ideal e como ele é visto pelos outros.

O curso deve oferecer ferramentas para que o estudante estabeleça um roteiro para o seu desenvolvimento pessoal, com senso de perspectiva e auto gerenciando seu aprendizado. Deve ficar claro para o estudante que falhas fazem parte do aprendizado.

Um curso de liderança posso ser híbrido, parte online e parte presencial. As atividades online são para transmitir conhecimento e nas atividades presenciais, em dinâmicas de grupo e de autoconhecimento, explorar situações para identificar o perfil emocional, autocontrole, solução de conflitos e outras características da inteligência emocional.

O grupo está aberto para comentários e sugestões de como aperfeiçoar o conteúdo e os métodos de aprendizagem em curso de liderança e pessoas.