Palestra sobre a 4ª Revolução Industrial e Negócios Sustentáveis

A palestra aborda os principais temas que estão transformando os modelos de negócios atualmente: desglobalização, mudanças climáticas, tecnologia, energia e cidades inteligentes. O objetivo é provocar uma reflexão sobre o atual modelo de negócio das empresas e os desafios para o futuro.

O novo ambiente de negócios, baseados em tecnologia, proteção ao meio ambiente, redução das desigualdades sociais e crescente protecionismo comercial dos países, criam a necessidade de mudanças organizações e modelos de negócios para as empresas e empregados.

O novo cenário de negócios exige das empresas maior participação na sociedade e envolvimento nos assuntos dos locais onde operaram, colaborando com os munícipios para melhorar a infraestrutura, qualidade de vida das pessoas, proteção ao meio ambiente e crescimento econômico.

A palestra apresenta quatro módulos:

  1. 4ª Revolução Industrial
  2. Negócios Sustentáveis
  3. Eficiência Energética
  4. Cidades Inteligentes

Cada módulo é composto por 30 minutos de conteúdo e 15 minutos para discussão entre os participantes.

Justificativa para contratar e participar das palestras

A crise econômica canaliza o foco dos empresários e empregados em ações de curto prazo para garantir receitas e viabilidade dos negócios, reduzindo ou, simplesmente, eliminando estudos e análises das transformações dos modelos de negócios e políticos que estão acontecendo.

A palestra é uma oportunidade de reflexão e troca de ideias sobre as mudanças que estão curso no mundo, focando na inovação, tecnologia, meio ambiente e questões sociais. Oferece a chance de explorar melhor alguns temas como (des)globalização, impactos da desigualdade social, transformação dos empregos, inteligência artificial, soluções de eficiência energética, geração distribuída de energia, a quarta revolução industrial (conhecida como Indústria 4.0) e os benefícios das cidades inteligentes para os negócios e sociedade.

Contratar e participar da palestra abre a oportunidade para reunir pessoas de diferentes áreas organizacionais, fornecedores e clientes estratégicos para discutir uma nova visão de negócios aplicando tecnologias emergentes, modelos da economia compartilhada e as fortes pressões por produtos e serviços sustentáveis.

O resultado esperado é que o entendimento dos conceitos e a troca inicial de ideias possam criar um movimento de transformação interna buscando novos modelos de negócios aderentes as novas exigências dos clientes e em conformidade com as atuais e futuras legislações ambientais.

Palestrante

Eduardo Fagundes. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Professor de Estratégia de Negócios Sustentáveis do MBA da FIAP (SP), e de várias disciplinas nos cursos de pós-graduação de Big Data e Governança de TI da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

Palestrante em diversos congressos nacionais e latino americanos de energia e tecnologia: FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Latin American Week Utilities, Congresso de Centros de Controle de Energia, Smart Contact Center, Cyber Security Brazil – Energy & Utilities, AMCHAM (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos), Fórum Latino Americano de Smart Grid, Fórum Brasileiro de Internet of Things, SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), entre outros.

Engenheiro Eletricista pela PUC-RS. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie. Especialista em telecomunicações pela FAAP-SP. Certificado em Negócios e Liderança pela Darden School of Business da Universidade da Virginia (EUA).  Foi professor de Processos de Inovação do programa de desenvolvimento de executivos da HSM Educação. Autor do livro “Como Ingressar nos Negócios Digitais” publicado em parceria com o SEBRAE-Nacional.

Desenvolveu projetos de TI na Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália para a Ford Motor Company e AES Corporation. Foi gerente de Telecomunicações e Data Center da Autolatina, joint venture entre a Ford e Volkswagen na Argentina e Brazil. Atuou como gerente de TI da Ford América do Sul e CIO da AES Brasil (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e outras empresas do grupo).

Blog: www.efagundes.com