Energia solar em torre gigante na Califórnia

publicado

A NRG energia anunciou no dia 26 de setembro de 2013 que a usina Ivanpah de energia solar de 377 megawatts no deserto de Mojave na Califórnia gerou energia da sua primeira unidade. A usina Ivanpah utiliza espelhos gigantes para refletir a luz para o topo de uma torre gigante para aquecer a água, gerar vapor e produzir eletricidade.

foto-usina-solar-Ivanpah-US

O presidente da NRG Solar, Tom Doyle, que o fornecimento de energia da Unidade 1 para a rede foi um marco importante para demonstrar que o projeto é viável.

Uma versão de 29 MW da BrightSource começou a operar em Coalinga, Califórnia, no final de 2011 para fornecer vapor para recuperação de petróleo em um campo de petróleo da Chevron.

São poucos projetos de energia solar para aquecimento de água para gerar vapor e produzir energia. A Espanha tem três fábricas em funcionamento. Nos Estados Unidos, além da Ivanpah, a SolarReverve usando sal fundido para armazenar calor deve entrar em operação em breve.

A usina de Ivanpah ocupa cerca de 3.500 hectares de terras públicas e usará três torres de 459 metros de altura, cercados por um total de 173.500 conjuntos de espelhos.

O projeto apoiado pelo governo atraiu críticas de alguns ecologistas devido ao impacto no habitat de uma frágil tartaruga de deserto que está em extinção e pela poeira gerada na construção do complexo.

A Google se juntou a NRG e a BrightSource como um investidor de capital no projeto com um investimento de US $168 milhões em abril de 2011. Segundo Rick Needham, diretor de energia e sustentabilidade da Google, a empresa investe em projetos de energia renovável que têm o potencial para transformar o cenário de energia. O projeto Ivanpah é um deles.

Ivanpah será maior usina térmica solar do mundo quando operar em capacidade plena gerando energia para a Pacific Gas & Electric e para a Southern California Edison.

Por Eduardo Fagundes

Eduardo Fagundes é fundador da nMentors. Engenheiro, professor, pesquisador e empreendedor. Como executivo (C-Level) desenvolveu projetos de tecnologia na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. No Brasil, lidera projetos complexos de tecnologia e sustentabilidade para os setores de engenharia, manufatura, serviços e energia. Atua como coordenador acadêmico em projetos educacionais avançados de capacitação profissional.