O Brasil é o oitavo maior consumidor de energia total e 10º maior produtor do mundo

publicado

As últimas estatísticas do EIA (U.S. Energy Information Administration) para todos os países (2010) indicam que o Brasil é o oitavo maior consumidor de energia do mundo e a terceira maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. O consumo total de energia primária no Brasil aumentou mais de um terço na última década, por causa do crescimento econômico sustentado.  As estatísticas do EIA de 2010 mostram que o Brasil é o décimo maior produtor de energia do mundo. Além disso, o Brasil fez grandes progressos no aumento da sua produção total de energia, principalmente de petróleo e etanol.

O aumento da produção doméstica de petróleo tem sido um objetivo de longo prazo do governo brasileiro, e as recentes descobertas de grandes jazidas de petróleo do pré-sal pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Consumo total de energia no Brasil cresceu de 11,7 quatrilhões de unidades térmicas britânicas ( BTU ) em 2011. A maior parte do consumo total de energia do Brasil vem de petróleo e outros combustíveis líquidos (47%), seguido por hidroeletricidade (35%) e gás natural (8%). Além disso , o Brasil está consumindo quantidades crescentes de biomassa nos setores residencial e industrial.

figure-total-primary-energy-consumption-in-Brazil-2011-source-eia

Por Eduardo Fagundes

Eduardo Fagundes é fundador da nMentors. Engenheiro, professor, pesquisador e empreendedor. Como executivo (C-Level) desenvolveu projetos de tecnologia na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. No Brasil, lidera projetos complexos de tecnologia e sustentabilidade para os setores de engenharia, manufatura, serviços e energia. Atua como coordenador acadêmico em projetos educacionais avançados de capacitação profissional.