Currículos dos Professores

Cezar Taurion

VP de Estratégia e Inovação da CiaTécnica Consulting, Partner/Head of Digital Transformation da Kick Corporate Ventures. Investidor e mentor de startups de IA e membro do conselho de inovação de diversas empresas. Na sua carreira foi Diretor de Novas Tecnologias Aplicadas e Chief Evangelist da IBM Brasil; e sócio-diretor e líder da prática de IT Strategy da PwC.

Também exerceu cargos técnicos e executivos em empresas como Shell e Chase Manhatttan Bank. Com educação formal diversificada, em Economia e mestrado em Ciência da Computação sempre buscou compreender e avaliar os impactos das inovações tecnológicas nas organizações e em seus processos de negócio.

Escreve constantemente sobre tecnologia da informação em sites e publicações especializadas como NeoFeed, onde mantém uma coluna sobre Inteligência Artificial, e outros, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome.  É autor de dez livros que abordam assuntos como Transformação Digital, Inovação, Big Data, IA e Tecnologias Emergentes. É professor convidado da Fundação Dom Cabral, da PUC-RJ e PUC-RS. Publisher da Intelligent Automation Magazine.

Eduardo Fagundes

Eduardo é engenheiro, professor, pesquisador de inteligência artificial (IA) e lidera projetos de tecnologias. Professor de tecnologia da informação, segurança cibernética e governança corporativa em cursos de pós-graduação na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Fundador da nMentors, um provedor de plataforma e conteúdo digital para treinamento corporativo. Desenvolve projetos de eficiência energética baseado em análises avançadas de dados e, frequentemente, é convidado como palestrante para falar sobre tecnologias disruptivas para o setor de energia.

Antes de suas funções atuais, Eduardo foi Diretor de TI (CIO) da AES Brasil, responsável pela governança e gestão de tecnologia da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e empresas de telecomunicações do grupo no Brasil e Diretor Corporativo da AES Corp. Nesta função liderou o desenvolvimento da estratégia de TI no Brasil e foi membro ativo da Operação Global de TI da AES Corp. Antes da AES, Eduardo foi gerente de TI da Ford South America Operations e membro do comitê global de TI da Ford in Dearborn (EUA). Eduardo desenvolveu projetos na Argentina, Alemanha, Inglaterra, Índia, Itália e Estados Unidos.

Eduardo possui ampla exposição e experiência em Dados e Inteligência Artificial para os setores de manufatura e energia, além de experiência e formação acadêmica para lecionar em cursos de pós-graduação. Ele sempre aplicou tecnologia avançada com uma mentalidade analítica para moldar e entregar inovação. Eduardo é M.Sc em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em engenharia elétrica pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pós-graduado em telecomunicações pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) e possui certificado em Business & Leadership pela Darden School of Business na Universidade da Virginia (EUA).

Ítalo Flammia

Graduado em Administração de Empresas pela FASP e com diversos cursos e MBAs na FIA Business School, LBS-London Business School, MIT Sloan School of Management e FGV, além de cursos de especialização profissional no Brasil e exterior.

Mais de trinta e cinco anos de experiência em Tecnologia da Informação acumulando, em paralelo, a gestão de áreas de negócios como planejamento mercadológico, operações e head de negócios.

Atuou por dezesseis anos como CIO (Chief Information Officer) – oito anos na Natura Cosméticos e oito anos na Porto Seguro. Depois tornou-se Diretor de Inovação e Digital da Porto Seguro, responsável pela transformação digital da empresa e pela implementação de seu programa de inovação e intra-empreendedorismo – Oxigênio Aceleradora de Startups. Foi também responsável pela Diretoria de Vendas On-line, CRM e Marketing Digital.

Desde agosto/2019, atua como Advisor de Inovação e Transformação Digital na sua consultoria, a IT Flammia, auxiliando empresas de diversos portes e segmentos na aplicação prática dos conceitos de inovação aberta e transformação digital, além de aulas, mentorias e palestras sobre o tema.

João Alfredo Andrade Pimentel

Empreendedor serial em empresas de tecnologia, com foco em transformação digital e desenvolvimento de modelos de negócios disruptivos. Sócio, Investidor e membro de conselhos em startups, venture capital e private equity.

Fundador e presidente da Corpflex por 27 anos, uma empresa de serviços de tecnologia da informação, atuando na gestão híbrida em nuvem, softwares empresariais, gestão de relacionamento com clientes (CRM), gerenciamento de serviços de TI e Data Center.

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, um MBA pela Fundação Dom Cabral, um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e extensão internacional na Universidade da Califórnia, Irvine.

Luis Carlos S Verdi

Luís César Spalding Verdi fundou a Timbre Digital, Consultoria em Tecnologia e Inovação, em março de 2018 e desde então atua como Conselheiro de empresas e Investidor-anjo em Startups, atividades iniciadas após mais de 35 anos de carreira em companhias brasileiras e multinacionais. Nesse período trabalhou em projeto e desenvolvimento de software, serviços profissionais, marketing, vendas e direção geral, incluindo 5 anos no Grupo Bull, 10 anos na HP e 15 anos na SAP.

Entre diversas posições executivas, ocupou a Presidência da SAP Brasil, quando liderou um bem sucedido plano de crescimento acelerado, dirigiu as áreas de inovação na América Latina integrando empresas adquiridas e liderou globalmente os negócios de OEM e Partner Managed Cloud, com equipes em 25 países. Na liderança regional para introdução dos produtos S/4HANA e SAP Leonardo, facilitou inúmeros workshops de Design Thinking com executivos de clientes e parceiros, sempre focando o uso inovador da tecnologia como propulsor de crescimento dos negócios.

Marcelo Menta

Marcelo tem forte experiência em liderança com mais de 25 anos no mercado de tecnologia, principalmente no Brasil e LATAM, experiência focada nas áreas de marketing, desenvolvimento de produtos e vendas, incluindo P&L (lucros e perdas). Antes de ingressar na Genesys, como CEO no Brasil, Marcelo ocupou cargos executivos na Intel Security, foi CEO e Country Manager da Dimension Data e, antes disso, na Cisco foi responsável pela introdução dos serviços de nuvem – Cloud Services – no Brasil. Ao longo de sua carreira, Marcelo trabalhou na Vivo, GVT e AT&T Latin America.

Marcelo tem graduação em engenharia, estudou Gestão Avançada no INSEAD (França), possui MBA em negócios (FDC – Fundação Dom Cabral) e pós-graduação em marketing (ESPM).

Norberto Tomasini

Norberto tem mais de 25 anos de experiência em consultoria, Tomasini já atuou junto a alta administração de grandes empresas, como PwC, Tivit, Natura, entre outras, nas quais contribuiu na implementação de estratégias de inovação e aperfeiçoamento dos negócios, reestruturação organizacional e transformação digital para garantir novos contratos e competitividade. Formado em Engenharia Eletrônica, tem especialização em modelos matemáticos pelo ITA e MBA em estratégia na UCLA.

Servio Araújo

Servio Araujo é diretor global de tecnologia da informação (TI) para a área de Compras da Ford Motor Company, responsável por supervisionar a estratégia tecnológica, avaliação de tecnologias emergentes e entrega de soluções tecnológicas para as atividades globais de TI de Compras na Ford Motor Company, baseado nos Estados Unidos.

Servio ocupou vários cargos na Ford, incluindo o de diretor de TI de desenvolvimento de produtos da América do Norte, diretor europeu de TI de desenvolvimento de produtos, gerente sênior de serviços compartilhados de desenvolvimento de aplicativos globais, gerente de arquitetura de sistemas de CAD/CAM para a criação de produtos globais. Também trabalhou como gerente de TI para o Canadá, México e América do Sul (CMSA), responsável pelas Operações de Negócios de TI. Antes de ingressar na Ford, Servio foi Engenheiro Sênior na Embraer no Brasil, onde implementou uma série de inovações na fabricação e desenvolvimento de produtos. Servio também foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Brasil,

Sérvio possui graduação em Engenharia Eletrônica e um mestrado em Sistemas de Controle pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – Brasil, um ‘Mastère’ em Computação Industrial e um PhD em Engenharia Industrial pelo ‘Institut Nationale Politechnique de Grenoble’ – França e mestre em Negócios e Administração pela Universidade Estadual de Michigan – EUA. Tem dupla cidadania (EUA e brasileiro) e fala fluentemente francês, português e inglês.