Ajustes nos controles de ar condicionado economizam até 20% de energia

publicado

Revisões e ajustes periódicos nos sistemas de ar condicionado, ventilação e aquecimento (HVAC – heating, ventilation and air conditioning) podem economizar até 20% do consumo de energia. Estudos mostram que o payback de melhorias na operação e controle de prédios é de 0,49 anos.

A Pacific Northwest National Laboratory (PNNL) desenvolveu uma metodologia chamada de “building re-tuning” que detalha o processo para revisar e ajustar a operação e controle dos sistemas HVAC. Os ajustes são implementados através de sistemas de controles de prédios, incluindo pequenos reparos, como a substituição de sensores de falhas.

A metodologia possui seis passos para identificar e implementar ações de eficiência energética na operação e controle de prédios, mantendo o conforto de seus ocupantes.

  1. Coletar as informações disponíveis nos sistemas de automação do prédio;
  2. Analisar os dados e as tendências;
  3. Fazer uma visita ao prédio para conhecer suas condições e problemas;
  4. Ajustar os controles do prédio para corrigir os problemas encontrados;
  5. Fazer uma visita no prédio para avaliar os resultados dos ajustes;
  6. Fazer uma análise dos resultados para determinar e relatar os impactos das alternações.

Essas revisões devem ser periódicas

Por Eduardo Fagundes

Eduardo Fagundes é fundador da nMentors. Engenheiro, professor, pesquisador e empreendedor. Como executivo (C-Level) desenvolveu projetos de tecnologia na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. No Brasil, lidera projetos complexos de tecnologia e sustentabilidade para os setores de engenharia, manufatura, serviços e energia. Atua como coordenador acadêmico em projetos educacionais avançados de capacitação profissional.