Edifícios verdes trazem mais retorno de investimento

publicado

Em pesquisa feita nos Estados para avaliar os benefícios dos prédios verdes mostrou que um construção e gerenciamento sustentável dos prédios continuam a oferecer mais valor, menores custos de ocupação e maior produtividade das pessoas comparadas com as estruturas tradicionais. A pesquisa foi patrocinada pela CB Richard Ellis, University of San Diego’s Burnham-Moores Center for Real Estate e a McGraw-Hill Construction.

Segundo o relatório, os proprietários de edifícios com gestão sustentável podem antecipar um retorno de investimento 4% maior, 5% a mais no valor do imóvel e um custo operacional 8% menor de ocupação. Cerca de 79% dos proprietários entrevistados disseram acreditar que os prédio verdes ajudam a atrair e reter os inquilinos e trazem vantagem competitiva. Mais de 70% disseram que uma parcela significativa do portfólio de projetos são de prédios verdes.
Os entrevistados também citaram os benefícios à saúde dos ocupantes, produtividade e satisfação: 10% dos inquilinos dos edifícios verdes disseram que notaram melhora na produtividade dos empregados e 83% dos lojistas acreditam eles têm um ambiente mais saudável nas lojas como resultado dos esforços sustentabilidade.

O estudo reforça a viabilidade de construções sustentáveis como investimentos inteligentes. Além de maior ocupação e valores maiores de aluguel o estudo demonstra que práticas sustentáveis ​​trazem os melhores retornos de inventimentos.

Por Eduardo Fagundes

Eduardo Fagundes é fundador da nMentors. Engenheiro, professor, pesquisador e empreendedor. Como executivo (C-Level) desenvolveu projetos de tecnologia na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. No Brasil, lidera projetos complexos de tecnologia e sustentabilidade para os setores de engenharia, manufatura, serviços e energia. Atua como coordenador acadêmico em projetos educacionais avançados de capacitação profissional.