Os sistemas de informação e a Internet pilares para a eficiência energética

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Uma tendência em eficiência energética é deixar de pensar em economias em termos de dispositivos individuais (televisores, geladeiras, etc.) e começar a pensar em termos de sistemas complexos (cidades inteiras, sistemas de transporte e outras redes) conectados através da Internet e tecnologias da informação. Nos Estados Unidos, estima-se que 22% do consumo atual de energia poderia ser substituído pela “eficiência inteligente”.

A eficiência do sistema é baseada no desempenho otimizando do sistema global de seus componentes, suas relações entre si, e seus relacionamentos com os operadores humanos. Um dos pilares de sistemas baseados em eficiência é a informação e as tecnologias de comunicação, tais como a Internet, seus sensores  e sua capacidade de computação. Se os proprietários e as empresas tirassem proveito das informações atualmente disponíveis e das tecnologias de comunicação que permitem a eficiência do sistema, os Estados Unidos poderiam reduzir o consumo de energia em cerca de 12-22 por cento e economizar dezenas ou centenas de bilhões de dólares em ganhos de produtividade e redução do consumo de energia. Tecnologias da informação, como Big Data, já estão disponíveis para processamento de grandes volumes de dados e identificar padrões de consumo e definir maneiras mais inteligentes do uso da energia.

Há um consenso retumbante que tecnologia da informação e comunicação tem um enorme impacto na abordagem nos desafios da eficiência energética e da mudança climática, transformando os hábitos das pessoas no uso dos aparelhos em suas casas e escritórios, dos carros e nos sistemas de transporte. A comunicação digital aumentou a produtividade econômica e agora assume um grande papel importante como resposta aos desafios da sociedade na eficiência energética.

Com dispositivos mais inteligentes e redes de comunicação que ligam esses dispositivos se tornam mais onipresentes, o potencial de ganhos de eficiência para economizar energia e redução dos gastos de energia de empresas e famílias é enorme. Maiores economias poderão ser obtidas envolvendo os consumidores de energia com estratégias inteligentes de comportamento e análises avançadas de dados para converter em ações práticas de economia.

Por Eduardo Fagundes

Eduardo Fagundes é fundador da nMentors. Engenheiro, professor, pesquisador e empreendedor. Como executivo (C-Level) desenvolveu projetos de tecnologia na Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Índia, Inglaterra e Itália. No Brasil, lidera projetos complexos de tecnologia e sustentabilidade para os setores de engenharia, manufatura, serviços e energia. Atua como coordenador acadêmico em projetos educacionais avançados de capacitação profissional.