Sobre nós

Criamos soluções tecnológicas orientadas a dados (data-driven engineering) para apoiar estratégias de transformação digital, projetos de melhoria contínua e sustentabilidade. Usamos fontes de dados distribuídas e conectadas, infraestrutura de Big Data/Data Lake, modelos analíticos e machine learning, em ambientes de computação em nuvem (Cloud Computing) e infraestrutura local (on-premises).

PLATAFORMA DE GESTÃO DE DADOS

Nossa Plataforma de Gestão de Dados integra e armazena diferentes informações da malha da dados corporativos em ambiente tecnológico seguro de alto desempenho e disponibilidade (DataOps). Faz a orquestração de dados para serem utilizados em modelos analíticos de aprendizagem de máquina (MLOps/ModelOps), melhorando a manutenção preventiva, as tomadas de decisão e o planejamento. Identifica potenciais riscos operacionais e ambientais para ações de mitigação. Acelera o desenvolvimento de softwares (DevOps).  

Plataforma de Gestão de Dados

FRAMEWORK DE DESENVOLVIMENTO

Desenvolvemos um framework que cobre todo o ciclo de desenvolvimento do projeto, desde a concepção da ideia até o artefato final. Nosso framework é composto por seis etapas:

  1. Ideação. A partir do entendimento do problema ou de uma hipótese de melhoria contínua são coletadas as informações disponíveis para buscar ideias inovadoras e definir uma proposta de artefato para atender a demanda solicitada.
  2. Aquisição de dados. Identificação das fontes de dados existentes e projetos de aquisição de dados e conexão de dispositivos remotos.
  3. Biga Data/Data Lake. Implantação de infraestrutura tecnológica para armazenar todos os dados relevantes para a solução proposta, considerando dados históricos, series temporais e dados não estruturados (fotos, vídeos, e-mails etc.).
  4. Modelos analíticos e preditivos. Análises estatística descritiva e exploratória de dados e construção de modelos preditivos usando algoritmos de aprendizagem de máquina (Machine Learning).
  5. Protótipo. Criação e teste do protótipo do artefato proposto na hipótese inicial para avaliar sua eficiência e desempenho.
  6. Artefato final. Desenvolvimento de software e hardware, usando metodologia ágil, e implementação do projeto.

A tecnologia da informação utilizada é baseada em softwares de código aberto, os mesmos utilizados pelas principais empresas de alta tecnologia, e configurações de hardware disponíveis no mercado. A infraestrutura pode ser adquirida pela empresa ou contratada como serviços em provedores de serviços de computação em nuvem (Cloud Computing).

Framework de desenvolvimento [ clique na figura para ampliar ]

PLATAFORMA BLOCKCHAIN ETHEREUM

Nossa plataforma Blockchain Ethereum mantém bancos de dados distribuídos com dados de todas as transações comerciais e dados técnicos de geração e consumo de energia dos participantes para análises avançadas de dados, transações comerciais seguras e registros históricos invioláveis e permanentes.

O uso de contratos inteligentes (Smart Contracts) automatiza processos técnicos e administrativos com segurança, evitando erros humanos.

A plataforma permite que consultorias façam análises independentes e empresas de softwares desenvolvam aplicações para nichos de mercado, usando dados consentidos pelos proprietários, de acordo com a legislação vigente de privacidade de dados (LGPD).

Os sistemas elétricos de geração, transmissão e distribuição tornaram-se ainda mais complexo com a introdução da autoprodução de energia através da geração distribuída.

A plataforma blockchain Ethereum resolve os problemas de dispersão de dados de geração e consumo de energia para análises históricas e preditivas e segurança cibernética, melhorando os processos de despachos de energia, resposta a demanda, transações de compra e venda de energia e gerenciamento de I-RECs.

Usando contratos inteligentes (smart contracts) a rede blockchain Ethereum envia dados em tempo real via IoT de geração e consumo de energia que serão replicados em bancos de dados em vários provedores independentes de computação em nuvem. Todos os contratos de compra e venda de energia, realizados através de transações padronizadas de troca eletrônica de dados (EDI), também serão registradas nos bancos de dados distribuídos.

Plataforma Blockchain Ethereum [ clique na figura para ampliar ]

PLATAFORMA DE ENSINO

Nossa plataforma de ensino a distância possui recursos avançados de publicação de trilhas de aprendizagem para a criação e gestão de cursos, disciplinas, aulas, atividades, provas, fóruns de discussão e relatórios detalhados do desempenho dos alunos.

A metodologia de ensino, a infraestrutura de produção de conteúdo multimídia, os serviços de hospedagem e gestão da nMentors permitem que seus clientes corporativos ofereçam cursos online de qualidade.

Temos experiência concreta em cursos de capacitação para turmas com mais de 1.500 alunos.

Plataforma de Ensino

FUNDADOR

Eduardo Fagundes fundou em 2008 a nMentors. Possui ampla exposição e experiência em Dados e Inteligência Artificial para os setores de manufatura e energia, além de experiência e formação acadêmica para lecionar em cursos de pós-graduação.

Antes da nMentors, Eduardo foi Diretor de TI (CIO) da AES Brasil, responsável pela governança e gestão de tecnologia da AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e empresas de telecomunicações do grupo no Brasil e Diretor Corporativo da AES Corp. Nesta função liderou o desenvolvimento da estratégia de TI no Brasil e foi membro ativo da Operação Global de TI da AES Corp. Antes da AES, Eduardo foi gerente de TI da Ford South America Operations e membro do comitê global de TI da Ford in Dearborn (EUA). Eduardo desenvolveu projetos na Argentina, Alemanha, Inglaterra, Índia, Itália e Estados Unidos.

Na academia, Eduardo é professor dos seguintes cursos de pós-graduação: Compliance Digital (Governança Corporativa), Segurança e Inteligência Cibernética (Governança em Segurança Cibernética), Digital Transformation (Digital Business Operations) na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Foi professor do programa de MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Negócios Sustentáveis e Future-proof Organizations) na FIAP (SP); e, do programa de pós-MBA de Inovação (Processos de Inovação) na HSM Educação (SP).

Ele sempre aplicou tecnologia avançada com uma mentalidade analítica para moldar e entregar inovação. Eduardo é M.Sc em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em engenharia elétrica pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pós-graduado em telecomunicações pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) e certificado em Business & Leadership pela Darden School of Business na Universidade da Virginia (EUA).