Empoderamento, ou empowerment, é muito mais que delegação, é uma forma genuína de criar uma força criativa na sua organização. O desafio para o empoderamento é aproveitar as habilidades não usadas pelos empregados e oferecer a oportunidade para que eles assumam responsabilidades para uma positiva contribuição.
Conseguimos o empoderamento estimulando o empregado a encontrar melhores formas para fazer o seu trabalho, permitindo assumir responsabilidades no relacionamento com os clientes, deixando que eles tomem decisões que acreditam que possam melhorar a experiência dos clientes, reduzindo a burocracia e incentivando-os a colaborar nos projetos estratégicos da organização.
As vantagens são inúmeras, tais como:
- Engajamento e motivação para que os empregados assumam a responsabilidade pelos problemas e busquem suas próprias soluções para resolve-los;
- Gerar novas ideias para melhoria dos serviços;
- Despertar habilidades nos empregados que estão reprimidas pela rotina do trabalho;
- Reduzir a quantidade de gerentes de linha que supervisionam os empregados; M
- Melhoria da qualidade dos serviços aos clientes; e,
- Melhoria do clima organizacional.
Para implantar um programa de melhoria do empoderamento temos que tomar cuidado com as seguintes situações:
- Gerenciar o sentimento dos gerentes que sentirão a redução do seu papel na organização;
- Maior ansiedade dos empregados na busca do empoderamento;
- Mais tempo gasto na busca de inovação prejudicando as tarefas de rotina, sob o risco de perder o controle e qualidade;
- Sentimento que assumindo mais responsabilidade não trará compensação financeira;
- Quebra da estrutura organizacional, gerando conflitos e falta de controle.
Checklist para um programa de empoderamento:
- Avalie suas próprias convicções e atitudes para verificar se você pode conduzir um programa de empoderamento na sua organização;
- Reconheça as barreiras para o empoderamento: maioria dos empregados com comportamentos passivos; impactos na moral e atitudes dos gerentes; e, rígidas rotinas que possam desestimular os empregados a assumir responsabilidades;
- Reconheça a necessidade de transformar a cultura da sua organização, sendo flexível para definir novas funções, novos procedimentos e alterações nos cargos e salários;
- Defina limites claros dos níveis de responsabilidade e autonomia que os empregados podem assumir;
- Antes de implantar o programa, compartilhe as ideias com os empregados e avalie suas reações;
- Deixe um canal de comunicação aberto para que os empregados apresentem suas sugestões e compartilhem suas ansiedades;
- Avalie o que seus empregados estão realmente fazendo versus as descrições de funções de cada cargo;
- Faça uma auditoria nas competências dos empregados para verificar se existem habilidade que não estão sendo utilizadas na organização;
- Assegure-se que seu staff tem recursos suficientes para assumir responsabilidade no relacionamento com os clientes e aptos a melhorar os processos de negócios;
- Negocie novos objetivos e formas de avaliação de desempenho baseadas na contribuição do empregado;
- Lance o programa e encoraje os empregados a se engajarem no programa;
- Monitore os resultados.
Lembre-se que um programa de empoderamento não é uma ação isolada, ele terá reflexos no clima organizacional, na cultura da organização e nas relações entre a alta direção, gerentes e empregados. Se bem conduzido e aceito pelos empregados o resultado será a melhoria exponencial da produtividade, clima organizacional, satisfação dos clientes, retenção de talentos, crescimento e lucratividade.